quarta-feira, 29 de abril de 2009

Falando sobre a Gripe Suína



Este blog é um espaço onde eu procuro escrever sobre temas do universo feminino, principalmente, moda e maquiagem.

Porém, esse assunto é de extrema importância, então acho válido divulgá-lo aqui e também ajudar a explicar para todos o que é a doença, como se transmite e formas de detectá-la. O mundo todo está em alerta e espero que achem uma forma de tratá-la e controla-la e que ela não se espalhe por mais países, incluindo meu amado Brasil.

Abaixo uma matéria explicando um pouco sobre o assunto:

Os integrantes da Organização Mundial da Saúde OMS reuniram-se na última segunda-feira 27 para discutir sobre as providências de combate à gripe suína. Há uma preocupação que a doença vire epidemia mundial se ações emergenciais de contenção não sejam iniciadas logo. O México aparece como principal pólo da doença, que já faz pacientes nos Estados Unidos e no Canadá.


O infectologista do Hospital Bandeirantes Guilherme Furtado comenta que o cuidado emergencial para impedir a doença de se espalhar pelo mundo procede e a OMS está tendo uma atitude correta em discutir rapidamente sobre as ações de contenção do vírus.

"Os sintomas da gripe suína são realmente parecidos com a gripe comum (pelo vírus Influenza), só que a mortalidade é maior. Isto pode confundir as pessoas que pensam estar com um resfriadinho bobo e demoram mais para procurar o médico. O diagnóstico desta doença é principalmente clínico. O estudo do vírus só é feito em laboratórios de referência", afirma o médico.

A gripe suína também tem sintomas muito parecidos com os da dengue, problema endêmico no Brasil. A exceção fica por conta da queixa de dores nos olhos, comum entre as pessoas picadas pelo mosquito Aedes aegypt.

Transmissão
A gripe suína não é transmitida pelo consumo de carne de porco. A doença recebeu este apelido porque o vírus causador, normalmente, afeta os suínos (e não os seres humanos). Espirrar, tossir e ter contato com objetos de uso pessoal de pessoas com a suspeita da doença pode levar ao contágio. Ao sinal de qualquer suspeita, o melhor é procurar ajuda médica. Antibióticos e outros remédios consumidos sem prescrição médica podem agravar ainda mais o quadro.

Sintomas
Febre alta (mais de 39ºC)
Tosse
Dor de cabeça forte e constante
Dores pelo corpo (nos músculos e nas articulações)
Congestão nasal


Detalhes sobre o vírus acesse a
figura.


Fonte: Terra e Revista Mais Vida.


quinta-feira, 9 de abril de 2009

Feliz Páscoa!


Páscoa, tempo de reflexão, tempo de ficar perto de quem a gente gosta.

Bom feriado para todos e uma ótima páscoa para todos os cristãos.
Beijos